segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Dispositivo para medir a velocidade do vento


Conforme orientação dos professores essa semana ficamos de verificar a existência de um túnel de ar e de um equipamento para medir a velocidade do vento nos laboratórios do próprio CEFET. 
Primeiramente fomos no Cefast Aerodesign, equipe do CEFET que trabalha com a produção de aeromodelos, e perguntamos se eles utilizavam ou possuíam algum dispositivo para medir a velocidade do vento, lá nos informaram que havia um túnel de vento em um dos laboratórios do setor de eficiência energética. Fomos ao laboratório indicado e lá conversamos com o Coordenador de Mestrado, Professor Zé Henrique, que nos recebeu muito bem e nos apresentou o túnel de ar que eles possuíam no laboratório, porém, ele nos disse que esse túnel não seria o adequado para nosso propósito. Entretanto, ele nos mostrou um Anemômetro (instrumento utilizado para medir a velocidade do vento) que ele possuía no laboratório, o qual seria o ideal para fazer as medições que precisamos. Consideramos que o Anemômetro atenderá bem as nossas necessidades e que poderemos utiliza-lo para obter os resultados de nosso estudo. Segue a seguir uma imagem do Anemômetro que o Professor Zé Henrique nos apresentou:



Portanto, o que precisamos agora é de apenas um tubo para canalizar o vento e direciona-lo para as pás do anemômetro para que possamos realizar a medição.

Abraços

Um comentário:

  1. Muito bom. O que contam sobre a aquisição das pás e sobre o motor a ser utilizado? De acordo com o plano de projeto, qual será a agenda da reunião de hoje?

    ResponderExcluir